segunda-feira, 25 de maio de 2009

Viver em Família

Viver em família é uma coisa muito complicada e ao mesmo tempo muito boa.
Os integrantes da família devem saber respeitar uns aos outros, tendo limites. Devem sempre pensar antes de fazer ou falar alguma coisa, pois caso atinja negativamente um companheiro da família, seu ambiente familiar poderá se tornar uma ‘zona de batalha’, ou seja, ficara muito complicado, tendo vários conflitos.
Apesar de ter conflitos, a família é sempre acolhedora. É a família que sempre procuramos quando temos problemas foras de casa.
A família tem mudado muito nas últimas décadas não apenas em sua configuração, mas também, e principalmente, em seu estilo de viver. É preciso reconhecer que o individualismo do nosso tempo influencia decisivamente essas mudanças, e nem sempre os pais percebem os efeitos dessa atitude em seu próprio comportamento educativo. O fato é que eles têm contribuído para que os filhos permaneçam cada vez mais centrados em si, já que a família encontra dificuldades para se tratar como grupo: o pronome nós parece ter perdido força.
A família é um grupo que tem tradições, e todos os seus integrantes devem respeitá-las, isso que permite que a família continue sendo um grupo. As lições passadas pelos pais aos filhos ensinam que eles têm responsabilidades por serem representantes desse grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário